VALE UMA REFLEXÃO...
A última ridicularia... dos senhores que dizem que nos governam tem a ver com o famoso TGV (Train de Grande Vitesse) ou CAV (Combóio de Alta Velocidade).
Vejamos:
Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o que custar.
Mais:
Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.
Deixemos a ligação Lisboa-Madrid em paz. Nuestros hermanos se encarregarão de os trazerem às realidades e de os meterem na ordem...
Vejamos a ligação Lisboa-Porto: O TGV ou o CAV são combóios para circularem a 300 ou
mesmo 350 km/h.
A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km. Assim sendo, levando em conta que o comboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos 350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com a chegada ao Porto, o combóio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvez mesmo mais, 1 hora e meia. Boa média.
Mas... (há sempre um sacaninha de um mas...)
Foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens de percurso:
OTA - a 70 kms de Lisboa
LEIRIA - a 72 Kms da Ota e a 142 de Lisboa
COIMBRA - a 60 Km de Leiria e a 202 de Lisboa
AVEIRO - a 64 Km de Coimbra e a 266 de Lisboa
PORTO - a 51 Km de Aveiro e a 317 de Lisboa
Perante este quadro, permitam-me que faça apenas quatro observações e uma pergunta:
OBSERVAÇÕES:
1. Saído de Lisboa, o TGV, a 300 Km/h, mal comece a acelerar estará a travar a fundo, para não falhar a Ota, a 70km;depois repete-se a dose no trajecto Ota-Leiria, cujo trajecto é de 72km;
também no Leiria-Coimbra, 60km; e no Coimbra-Aveiro, 64km; e, finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.
2. Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de HORA E MEIA, nestas condições nunca consumiria menos de 2 HORAS E MEIA, bem folgadas. Como actualmente o percurso se faz em 3 HORAS e, com um combóio que atinja 180 km/h, se fará em MENOS DE 2 HORAS, para que vai servir o TGV?
3. Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um combóio de apeadeiros ou uma imensa gargalhada a ouvir-se para lá dos Urais?
4. Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vai ser um gasto em embraiagens e pastilhas de travões? Será que vamos ter dinheiro para tantas peças?
PERGUNTA:
Estes senhores andam a gozar connosco ou não?...
A última ridicularia... dos senhores que dizem que nos governam tem a ver com o famoso TGV (Train de Grande Vitesse) ou CAV (Combóio de Alta Velocidade).
Vejamos:
Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o que custar.
Mais:
Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.
Deixemos a ligação Lisboa-Madrid em paz. Nuestros hermanos se encarregarão de os trazerem às realidades e de os meterem na ordem...
Vejamos a ligação Lisboa-Porto: O TGV ou o CAV são combóios para circularem a 300 ou
mesmo 350 km/h.
A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km. Assim sendo, levando em conta que o comboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos 350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com a chegada ao Porto, o combóio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvez mesmo mais, 1 hora e meia. Boa média.
Mas... (há sempre um sacaninha de um mas...)
Foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens de percurso:
OTA - a 70 kms de Lisboa
LEIRIA - a 72 Kms da Ota e a 142 de Lisboa
COIMBRA - a 60 Km de Leiria e a 202 de Lisboa
AVEIRO - a 64 Km de Coimbra e a 266 de Lisboa
PORTO - a 51 Km de Aveiro e a 317 de Lisboa
Perante este quadro, permitam-me que faça apenas quatro observações e uma pergunta:
OBSERVAÇÕES:
1. Saído de Lisboa, o TGV, a 300 Km/h, mal comece a acelerar estará a travar a fundo, para não falhar a Ota, a 70km;depois repete-se a dose no trajecto Ota-Leiria, cujo trajecto é de 72km;
também no Leiria-Coimbra, 60km; e no Coimbra-Aveiro, 64km; e, finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.
2. Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de HORA E MEIA, nestas condições nunca consumiria menos de 2 HORAS E MEIA, bem folgadas. Como actualmente o percurso se faz em 3 HORAS e, com um combóio que atinja 180 km/h, se fará em MENOS DE 2 HORAS, para que vai servir o TGV?
3. Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um combóio de apeadeiros ou uma imensa gargalhada a ouvir-se para lá dos Urais?
4. Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vai ser um gasto em embraiagens e pastilhas de travões? Será que vamos ter dinheiro para tantas peças?
PERGUNTA:
Estes senhores andam a gozar connosco ou não?...
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